sábado, 10 de maio de 2008

Mais uma Dose



“Há algo pra dizer sobre o copo meio cheio
Sobre saber quando dizer quando
Eu acho que é uma linha pontilhada
Um barômetro de necessidade e desejo
Depende exclusivamente de cada individuo
e depende em que é servido.
Algumas vezes tudo o que queremos é provar
Outras vezes não há aquela coisa de "suficiente"
O copo não tem fundo.
e tudo que queremos...
é ainda mais.”

(Meredith Grey – Grey’s Anatomy; Season 2; Episode 2)



Havia muito barulho na mesa, todos conversavam, riam e bebiam à vontade. Os copos se esvaziavam e se enchiam rapidamente, como se não houvesse todo um processo por traz disso. E realmente nunca houve. Esvaziar o copo é muito fácil!

Eu estava ali, em meio ao furacão, tentando descobrir quando é que ele iria me engolir. Olhava para o meu copo e parecia ler minha vida. Há algo sobre os copos... Sobre as bebidas e os processos... Eu ali, em meio ao furacão, tentava descobrir se o copo estava meio cheio ou meio vazio. O copo estava pela metade, disso não se podia duvidar.

Se o copo estivesse meio cheio, eu devia beber tudo de uma vez e acabar com esse excesso que me faltava. Esvaziar o copo de uma vez, antes que a metade cheia me enchesse por completo.

Mas se o copo estivesse meio vazio... Talvez eu devesse beber tudo de uma vez e acabar com essa falta pela metade. Esvaziar o copo... Pra não ter que conviver com partes de um todo, antes que a metade vazia me fizesse perceber que o copo já estava vazio.

Eu ali, perdida em meio as minhas divagações sobre o inteiramente vazio, o vazio pela metade, o cheio de vazio ou de metade... E os copos se esvaziando e se enchendo...

- Laís????

- anm?

- E então? Posso te servir?

Ele estava ali, parado, enquanto eu olhava meu copo meio alguma coisa e pensava se devia aceitar ou não. Ele era bonito, atencioso... O copo era meio vazio, meio cheio...

- Acho que por enquanto não... Você entende né?

Olhei em seus olhos e ele me sorriu, como se soubesse de todas as minhas dúvidas e que eram todas tolas. Como se soubesse que no fundo do copo, eu não sou metade boba, sou boba em minhas metades, nas metades dos inteiros que eu sinto. E realmente ele sabia!

Há uma grande verdade sobre o copo pela metade: ele não está completo. Na verdade, não interessa se o copo está meio cheio ou meio vazio. O que importa é que não é o suficiente. Tem algo sobrando, ou muito faltando, mas, simplesmente, não é satisfatório! Talvez seja melhor esvaziar o copo antes de enchê-lo com outra bebida, talvez seja melhor deixá-lo inteiramente vazio...

O copo pela metade não é o suficiente. Nunca é o suficiente! Porque sempre queremos um copo transbordando... de alguma coisa. Queremos sempre mais uma dose... de vinho, de paixão, de vida...

Se o copo está meio cheio ou meio vazio? Está totalmente vazio! Porque beber em doses homeopáticas não funciona! Não é o suficiente! E essa é a única verdade sobre os copos, as metades e os desejos.

“Mais uma dose?
É claro que eu to afim!”


(Laís Mendes, 10 de maio de 2008)






*Ao som de Daniel Powter
*O texto é apenas uma ilustração da realidade, mas não quer dizer que eu não faça isso! ^^

9 comentários:

Laís Mendes disse...

E às vezes você percebe que realmente não é o suficiente! :(

Rodolfo disse...

Cerveja gelada = Copo meio cheio => beba tudo.

Cerveja quente = Copo meio vazio => complete c/ cerveja gelada.

Brincadeiras a parte, gostei do texto. Ando me sentindo +- assim ultimamente. Queria esvaziar esse copo meio vazio logo e voltar a enche-lo.

Jader Rubini disse...

Taí a garota que vê poesia até numa mesa de boteco.

Obrigado pelo presentaço nesse domingo - meio vazio - de Dia das Mães.

Grande abraço.

Arlequim disse...

Um tapa de luvas! O texto é muito bom, mas a minha apropriação de tudo que você disse acaba tornando as tuas palavras parte de um turbilhão um pouco diferente. Obs.: Não entremos em detalhes agora. :]

Metade cheio ou metade vazio? Incompleto, sempre a incompletude semeada por todos os lados. Coisas incompletas têm seu charme e sua dor. Gosto delas.

"Se o copo está meio cheio ou meio vazio? Está totalmente vazio! Porque beber em doses homeopáticas não funciona! Não é o suficiente! E essa é a única verdade sobre os copos, as metades e os desejos."

Esqueça os copos beba o quanto puder direto da fonte. ^^

Ps.: Quanto ao nome, antes de contar agora estou a me perguntar qual a sua suspeita? Bem que poderias contar-me antes que eu revele o nome... Conta vai?!

Gabriela disse...

Nossa! Qto tempo que eu não passo aqui.

Mas, que texto perfo! Que analogia! Adorei! Adorei!

Parabens Lá! Pra mim, uns do melhores que eu já li.

Realmente, buscamos sempre encher o copo. Mas, particularmente, não gosto dele transfordando. Prefiro, um pouco mais da medade.

Beijos!

Laís Mendes disse...

Se eu estava insatisfeita com meus copos pela metade, agora tô feliz com esses comentários lindos!

*Dolfo, o copo ñ é de cerveja, é de absinto... Loucura, loucura, loucura! rsrsrs

*Jader, o lugar mais cheio de poesia é a mesa de boteco... kkkk
E vc um fofo sempre neh...rs

*Alguém, "Coisas incompletas têm seu charme e sua dor". Algumas têm mt dor... Mas gosto delas tbm! ^^
Ainda quero detalhes... rs

*Bibs, que bom que voltou a visitar e que gostou do texto!!! Beijinhos

Arlequim disse...

O nome vc já sabe, ou melhor, vai descobrir em pouco tempo, eu acho.
Quanto a detalhes? Quais, o combinado era apenas um nome, não era? ^^
Bjo

Anônimo disse...

Ahhhh Filosofiaaa sempre esta no caminho do Homem...

asdoaskdokaoskdokasodksad....

Ahhh soo esqce o copo Pega a garrafa asodkoaksdok =D

ohh q isto vc ta tendo aula de q??!
pra fica filosofando deste jeito??!

hein?!
hein?!

bjos ate mais

ahh lembra a Garrafa..xD

Trunkael disse...

Cada pessoa, cada bebida, cada copo. A subjetividade da pergunta não poderia descrever a possibilidade de ele estar na medida certa. As vezes não precisamos transbordar disso ou daquilo.
A metade pode ser a dose certa. Talvez não não nos satisfaça imediatamente, mas o excesso poderia desequilibrar a medida de nossa necessidade.
Talvez a moderação em vinho, vida e paixão não seja tão ruim como nossa impetuosidade pensa que é. A vida possivelmente será muito melhor degustada se estiver na dose certa.